sexta-feira, 3 de maio de 2013

GABARITO DE HISTORIA VOLUME 1

GABARITO

Caderno do Aluno de História – 7ª série/8º ano – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

O ILUMINISMO

Páginas 3 - 4

1. Ajude os alunos a se lembrar ou a descobrir o nome do prefeito de sua cidade,
sugerindo a eles que busquem essa informação em jornais, revistas, sites da internet
ou mesmo indagando adultos de sua convivência.

2. José Serra. Indique as funções de um prefeito ou governador que podem ser
levantadas por meio da leitura de notícias sobre seus atos; estimule os alunos a
levantar hipóteses sobre elas por meio de mecanismo investigativo.

3. Luiz Inácio Lula da Silva. Para descobrir as funções do presidente, pode-se repetir o
procedimento descrito na resposta à questão anterior.

4. Para que os alunos levantem hipóteses sobre quais seriam as funções de um juiz,
sugira a eles que pensem em situações referidas na literatura, na teledramaturgia ou
mesmo nos esportes.

5. As funções dos vereadores podem ser investigadas por meio da consulta a jornais da
cidade, ou mesmo uma visita à Câmara dos Vereadores local.

6. Ressalte a importância da anotação das fontes de pesquisa e valorize sua diversidade.

Páginas 5 - 6

1. Presidente da República, governador e prefeito.

2. Vereador.

3. Juiz.

Páginas 6 - 8

1. Peça a todos os alunos que anotem o nome de seus companheiros de trabalho.

2. Destaque a importância da apreensão correta do tema de trabalho pelos grupos para a
realização de uma pesquisa eficiente.

Tema 1: Poder Legislativo federal

a) Esse poder é exercido pelo Congresso Nacional, que é constituído por duas
casas: a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. A Câmara dos Deputados conta,
atualmente, com 513 membros, que representam a população dos Estados e do
Distrito Federal, sendo eleitos no mínimo oito e no máximo 70 em cada um deles,
proporcionalmente à população. O Senado Federal tem 81 senadores que
representam os Estados, sendo três para cada uma das 27 Unidades da Federação.

b) Os deputados federais e os senadores são escolhidos pelos eleitores, por meio de
eleições diretas. Proporcionais (deputados) e majoritários (Senadores).

c) O mandato é de quatro anos para os deputados federais e de oito anos para os
senadores.

d) A Câmara dos Deputados e o Senado trabalham em conjunto para fazer as leis
para o país, obedecendo ao seguinte critério: uma das casas propõe, analisa e vota um
projeto de lei, cabendo à outra revisar a decisão da primeira.

e) Insista na importância da bibliografia.
Tema 2: Poder Legislativo estadual

a) Esse poder é exercido pelas assembleias estaduais, onde trabalham os deputados
estaduais.

b) Os deputados estaduais são eleitos por meio de eleições diretas.

c) O mandato dos deputados estaduais é de quatro anos.

d) Os deputados estaduais apresentam, discutem e votam as leis que são
importantes para seu Estado. Eles também fiscalizam os atos dos governadores e
secretários.

e) Insista na importância da bibliografia.
Tema 3: Poder Legislativo municipal

a) Esse poder é exercido pelos vereadores, eleitos em seus municípios para as
Câmaras Municipais.

b) Os vereadores são eleitos por meio de eleições diretas.

c) O mandato dos vereadores é de quatro anos.

d) Os vereadores apresentam, discutem e votam proposições que sejam importantes
para seu município. Eles também fiscalizam o uso das verbas municipais.

e) Insista na importância da bibliografia.

Tema 4: Poder Executivo federal

a) O Poder Executivo federal é exercido pelo Presidente da República e seus

ministros.

b) A eleição para Presidente da República é feita em um ou dois turnos, o que
aconteCe caso nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos válidos na
primeira consulta. No segundo turno, concorrem os dois candidatos mais votados no
primeiro turno.

c) O Presidente da República é eleito para um mandato de quatro anos, podendo
concorrer à reeleição.

d) O Poder Executivo federal é responsável por executar as leis. O Presidente da
República concentra as funções de chefe de Estado e chefe de Governo, cabendo-lhe,
também, a escolha de seu ministério.

e) Insista na importância da bibliografia.
Tema 5: Poder Executivo estadual

a) O Poder Executivo estadual é exercido pelo governador e seus secretários
estaduais.

b) A eleição para governador é feita em um ou dois turnos, o que acontece caso
nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos válidos na primeira
consulta. No segundo turno, concorrem os dois candidatos mais votados no primeiro
turno.

c) O governador é eleito para um mandato de quatro anos, podendo concorrer à
reeleição.

d) O Poder Executivo estadual é responsável por executar as leis. O governador
administra seu Estado, cabendo-lhe a escolha de seus secretários.

e) Insista na importância da bibliografia.

Tema 6: Poder Executivo municipal

a) O Poder Executivo municipal é exercido pelo prefeito e seus secretários.

b) A eleição para prefeito é feita em um ou dois turnos, o que acontece – apenas
nas cidades com mais de 200 mil habitantes – caso nenhum dos candidatos obtenha
mais da metade dos votos válidos na primeira consulta. No segundo turno,
concorrem os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

c) O prefeito é eleito para um mandato de quatro anos, podendo concorrer à
reeleição.

d) O prefeito administra e comanda os serviços públicos de seu município,

cabendo-lhe a escolha de seus secretários.

e) Insista na importância da bibliografia.

Tema 7: Poder Judiciário

a) Os Tribunais de Justiça (Federal, Estadual, Militar, Eleitoral e do Trabalho) e os

Superiores (os Supremos Tribunais). Juízes (civis e militares) e tribunais diversos

emnível estadual (tribunais de Justiça, tribunais regionais do trabalho, eleitoral) ou

superiores (Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior do Trabalho, Superior

Tribunal de Justiça e Superior Tribunal Militar).

b) Os ministros dos tribunais superiores são aprovados pelo Senado Federal e

nomeados pelo presidente da República. Os juízes ingressam na carreira por meio de

concurso público.

c) No poder judiciário os cargos são vitalícios.

d) O poder judiciário é responsável por aplicar as leis que garantem os direitos

individuais e coletivos e arbitrar conflitos em geral.

e) Insista na importância da bibliografia.

Páginas 10 - 12

1. O aluno deve responder que o presidente da República exerce o Poder Executivo
federal; ele é responsável por aplicar as leis e exerce funções administrativas.
O aluno deve conseguir perceber que, ao criar uma Medida Provisória (MP), o
presidente da República está exercendo uma função legislativa e lembrar que isso
está de acordo com o sistema previsto por Montesquieu. O pensador admitia a
interpenetração das funções judiciárias, legislativas e executivas.

2. Na frase de Voltaire, o aluno deve identificar a defesa da liberdade de expressão, um
dos princípios do pensamento iluminista. Na frase de Montesquieu, o aluno deve
perceber a crítica do autor ao poder absoluto, concentrado apenas em uma pessoa, e a
necessidade de estabelecer sistemas de controle que evitem o abuso do poder.

3. Alternativa b.

4. Alternativa c.

Alternativa a.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

A COLONIZAÇÃO INGLESA E A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS
UNIDOS DA AMÉRICA

Para começo de conversa

Página 14

É previsível que as respostas mostrem que o estilo de vida norte-americano difundiu-
se e está muito presente na vida dos brasileiros, em itens como vestuário, alimentação,
produtos culturais como música e cinema. Para suscitar o debate, indague se eles têm
alguma explicação para isso, se eles sabem como os Estados Unidos da América
tornaram-se o país mais poderoso da atualidade, e não só pela difusão de um estilo de
vida, mas também pela sua hegemonia econômica e política.
Depois de ouvidas as argumentações dos alunos, explicite que seu objetivo, com a
atividade que vai propor, é buscar pistas no passado que indiquem algumas respostas
para as indagações apresentadas.

Páginas 14 - 19

Linha do Tempo

• 1607: Fundação de Jamestown – Início da colonização inglesa, organizada pela
Companhia de Londres. Jamestown foi o núcleo da primeira colônia inglesa,
denominada Virgínia; nessa região, foi introduzido o cultivo de tabaco e algodão em
grandes propriedades rurais, por meio da exploração do trabalho de escravos
africanos e com a produção voltada para exportação.

• 1620: Chegada do Mayflower – Navio que trouxe puritanos ingleses que fundaram a
colônia de Massachusetts, núcleo inicial do que seria a Nova Inglaterra, grupo de
colônias cuja ocupação foi baseada em atividades de agropecuária e manufatura
variadas, na pequena propriedade familiar e no trabalho livre com a produção voltada
para o mercado interno.

• 1756-1763: Guerra dos Sete Anos – Conflito militar entre a França e seus aliados
(Rússia, Áustria, Suécia e Saxônia) e a Inglaterra, aliada à Prússia. Apesar de
vitoriosa, a Inglaterra saiu da guerra muito endividada e decidiu impor novos
impostos aos colonos ingleses.

• 1764: Lei do Açúcar – Imposto adicional sobre o açúcar importado das colônias
inglesas no Caribe. O melaço, produzido com o açúcar, era transformado em rum
pelos comerciantes da Nova Inglaterra e trocado por escravos na costa da África.
Essa atividade ficou conhecida como comércio triangular e a nova taxa prejudicava
os interesses dos colonos, pois aumentava seus custos.

• 1765: Lei do Selo – Determinava que todos os jornais, livros e documentos
publicados nas colônias deveriam pagar uma taxa, o que implicava mais despesas
para os colonos. Foi revogada em 1766.

• 1767: Atos de Towshend – Leis que criavam novas taxas de importações para os
colonos sobre produtos como vidro, papel e corantes, o que implicava mais despesas
para eles.

• 1773: Lei do Chá – Concedia à Companhia das Índias Orientais o monopólio da
venda do produto nas colônias, o que prejudicava os comerciantes locais de chá.

• 1773: Festa do Chá de Boston – Colonos reagiram à Lei do Chá, jogando no mar o
carregamento de três navios da Companhia das Índias Orientais.

• 1774: Leis Intoleráveis – Nome dado pelos colonos às leis impostas pelo governo
inglês como punição à Festa do Chá: fechamento do Porto de Boston, indenização à
Companhia das Índias Orientais e perda da autonomia administrativa da colônia de
Massachusetts.

• 1776: 1776: Declaração de Independência dos Estados Unidos – Documento inspirado nas
ideias do Iluminismo declarava a independência das colônias inglesas da América do
Norte.

• 1776-1781: Guerra de Independência – Confronto militar entre os colonos, liderados
por George Washington, e as tropas inglesas, com vitória dos colonos.

• 1783: Tratado de Paris – Reconhecimento da independência dos Estados Unidos pela
Inglaterra.

• 1787: Constituição dos Estados Unidos da América – Documento que estabeleceu as
regras para o funcionamento do novo país: república federativa presidencialista, com
os poderes da União divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário. Foi adotado o
voto censitário e mantida a escravidão para os negros.

Páginas 19 - 21

1. O aluno deve mencionar a Lei do Açúcar (1764), um imposto adicional sobre o
açúcar importado das colônias inglesas no Caribe, e a Lei do Selo (1765), que
determinava que todos os jornais, livros e documentos publicados nas colônias
deveriam pagar uma taxa.

2. No trecho da Declaração, o aluno deve identificar que todos os homens têm
assegurados o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Apesar disso,
porém, continuava a existir nos Estados Unidos, mesmo depois da independência, a
escravidão, o que torna evidente a contradição.

3. Alternativa a.

4. Alternativa b.

5. Alternativa c.

Páginas 21 - 22

Esta atividade deve ser considerada um momento de síntese, no qual o professor
pode verificar a apreensão dos eventos e conceitos estudados. Só é capaz de elaborar o
jogo de palavras cruzadas o aluno que realmente apropriou-se do conhecimento por
meio da atividade de pesquisa.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA E A INDEPENDÊNCIA DA
AMÉRICA ESPANHOLA

Para começo de conversa

Página 24

Auxilie os alunos a não se limitarem às fontes históricas representadas nas imagens,
fontes escritas; se necessário, ofereça exemplos de fontes visuais (desenho, pintura,
fotografia, cinema, vídeo), orais (relatos e depoimentos) e materiais (vestígios
arqueológicos, roupas e objetos variados).

Páginas 25 - 26

1. Não, ele considera que esse sistema tem a finalidade de reduzir os indígenas à
servidão.

2. Em primeiro lugar, o autor diz que os colonizadores ignoram princípios da fé
católica, tais como o Credo e os Dez Mandamentos, e que o que os motiva na
América é a ambição, pois são “todos viciados, corrompidos, desonestos e
desordenados”.

Observação: Você pode esclarecer que o autor do documento 2 é um famoso frei
dominicano, que se dedicou à defesa dos indígenas e à denúncia dos abusos cometidos
pelos colonizadores.

Páginas 26 -27

1. Para explicar o conceito de encomienda, o aluno deve mencionar que se tratava de
um sistema de trabalho imposto às populações ameríndias, em algumas regiões da
América Espanhola, em que os indígenas trabalhavam para os colonizadores e
recebiam em troca a educação cristã

2. Alternativa e.

3. Alternativa c.

Página 27

Esclareça que o estudo dessa rebelião reveste-se de importância, na medida em que
permite aos alunos conhecer um dos principais momentos da resistência indígena à
dominação colonialista europeia. Você pode orientar seus alunos para que, por meio da
pesquisa, relembrem os temas relativos à atividade econômica da mineração no mundo
colonial hispano-- americano, principalmente os conceitos relativos à exploração da
mão de obra indígena.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA

Páginas 30 - 31

Séculos

V a XV

Infância

XV a XVIII

XIX

As crianças compartilhavam o mundo adulto em atividades e
vestimentas

Surgimento do conceito de infância nas classes abastadas. Há
uma diferença social: crianças da elite passaram a ser
diferenciadas e protegidas, ao passo que as crianças de baixa
renda eram mão de obra de baixo custo na indústria.
Consolidação do conceito de infância em todas as classes.
Aprimoramento da noção de infância, embora o status social
persista como elemento diferenciador dos padrões de infância.

Páginas 32 - 33

1. Evidentemente, a resposta a esta questão será não. Prossiga na discussão perguntando
se eles conhecem crianças que trabalham e que não estão na escola, se já ouviram
falar disso e o que pensam a respeito.

2. Provavelmente, as respostas devem vincular-se ao fato de que o trabalho afasta as
crianças dos estudos, comprometendo seu desenvolvimento intelectual; lembre-se de
destacar também que podem existir prejuízos à saúde dessas crianças, pois elas
podem estar submetidas a tarefas incompatíveis com essa importante fase do
desenvolvimento humano.

3. Procure instigar seus alunos a buscar exemplos para ilustrar os possíveis reflexos do
trabalho infantil no futuro dessas crianças, no que se refere, por exemplo, a suas
oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal.

4. Lembre-se de retomar o próprio texto do Estatuto da Criança e do Adolescente para
orientar esta discussão.

Página 33

Para a observação do painel, o principal é verificar se os alunos conseguiram compor
um retrato amplo sobre o trabalho infantil no Brasil, abordando as diferentes atividades
desempenhadas pelas crianças trabalhadoras e se conseguiram organizar as informações
de maneira coerente. Oriente-os a pesquisar em fontes diversas a respeito do trabalho
infantil e lembre-os da importância de citar a fonte e data de publicação.

Páginas 36 - 38

1. O aluno deve conseguir perceber que a atividade industrial promoveu uma
concentração espacial humana, pois, como consequência do processo de cercamento
nos campos ingleses, muitas pessoas tiveram de deixar o campo, partindo em busca
de emprego nas fábricas e nas minas de carvão, migrando para as cidades e
concentrando-se nos bairros mais pobres.

a) O aluno deve responder que a divisão do trabalho impôs um ritmo acelerado à
produção, proporcionando um aumento da produtividade, ou seja, produzia-se mais
no mesmo período e com o mesmo número de operários.

b) O aluno deve responder que com a divisão das tarefas, os trabalhadores foram
perdendo o conhecimento e o controle do processo de produção.

3. Alternativa c.

4. Alternativa d.

5. Alternativa d.

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