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GABARITO
Caderno do Aluno
Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1
TEMA:
ESPORTE – ATLETISMO: CORRIDAS E
ARREMESSOS/LANÇAMENTOS
Para começo de conversa
Páginas 3 - 4
1. Espera-se que o aluno consiga dizer que na corrida normal não há nenhum tipo de
obstáculo que o atleta tenha que transpor durante a corrida.
2. Resposta pessoal.
3. Espera-se que o aluno cite pelo menos um tipo de prova de arremesso ou lançamento
do atletismo: arremesso de peso, lançamento de martelo, lançamento de dardo ou
lançamento de disco.
4. Espera-se que o aluno cite pelo menos um ou dois dos implementos utilizados nas
provas de arremesso e lançamento do atletismo: martelo, peso, disco ou dardo.
5. Espera-se que o aluno associe a técnica de execução ao bom desempenho/resultado.
Páginas 4 - 5
Como surgiram as provas de corrida com barreiras e com obstáculos?
Possibilidades de resposta: Segundo informações disponíveis no site da CBA, as
provas de corridas com barreiras surgiram na Inglaterra, em meados do século XIX,
possivelmente na tentativa de imitar as competições hípicas. No início usavam-se, como
barreiras, toras enterradas no solo. Quanto às corridas com obstáculos, sabe-se que a
primeira foi realizada em Edimburgo, na Escócia, em 1928.
Como eram praticadas as provas nas Olimpíadas da Grécia Antiga?
Possibilidades de resposta: A primeira prova da qual se tem notícias dos Jogos
Olímpicos na Grécia Antiga foi uma corrida de 192,27m. Posteriormente foram
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Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1
incluídas outras provas, além da corrida: pentatlo, lançamento de disco, salto em
distância, lançamento de dardo, luta livre, boxe, pancrácio (mistura de boxe e luta livre),
corrida de bigas e corrida de cavalos.
Como evoluíram as regras nessas provas?
Possibilidades de resposta: Das Olimpíadas da Grécia Antiga às Olimpíadas da
Era Moderna, uma mudança significativa foi a inclusão das mulheres no atletismo,
vetado na Antiguidade. Foram incluídas outras provas: arremesso de peso; corridas de
revezamento; marcha atlética (masculina e feminina); heptatlo/pentatlo feminino; salto
com vara, salto em altura, salto triplo, lançamento de martelo e decatlo. Foram
excluídas do atletismo: luta livre, boxe, pancrácio, corrida de bigas e corrida de cavalos.
Algumas respostas específicas sobre as provas antigas e como se apresentam
Corrida – As corridas de 192,27m evoluíram para corridas de 100m, 200m,
400m, 800m, 1.500m (masc.), 3.000m (fem.), 5.000m (masc.), 10.000m, 100/110m com
barreiras, 400m com barreiras, 3.000m com obstáculos (masc.) e revezamentos 4x100m
e 4x400m
Pentatlo – Na Grécia Antiga a prova era composta por: salto em distância,
corrida, arremesso de disco, lançamento de dardo e luta livre.
O pentatlo moderno, inspirado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade inclui:
hipismo (concurso de saltos); esgrima (espada); natação (200m livre), tiro esportivo
(pistola de ar 10m) e corrida (3000m).
No atletismo moderno temos:
Decatlo masculino composto por dez provas: corridas de 100m, 400m, 1.500m e
110m com barreira; saltos em distância, em altura e com vara; arremesso de peso,
lançamento de disco e dardo.
Pentatlo feminino composto por cinco provas: corridas de 200m e 80m com
barreiras; saltos em distância e em altura; arremesso de peso.
Heptatlo feminino composto por sete provas: corridas de 200m, 800m e 100m
com barreiras; saltos em distância e em altura; arremesso de peso e lançamento de
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Na arte, que expressões artísticas podem ser associadas a essas provas (esculturas,
pinturas etc.)?
Exemplo de escultura: Discóbolo, obra de Míron, século V a.C.
Disponível em:http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0783. Acessado em: 28 out.
2009.
Exemplos de pinturas:
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-das-
olimpiadas/historia-das olimpiadas-3.php. Acesso em: 28 out. 2009.
Melhores marcas nestas provas.
Algumas respostas possíveis:
PROVAS
Corridas (algumas):
100m
200m
400m
800m
1.500m
110m/100m com barreiras
400m com barreiras
4x100m
4x200m
4x400m
Salto em distância
Salto em altura
Salto triplo
Salto com vara
Arremesso de peso
Lançamento de disco
Lançamento de dardo
Fonte:http://www.iaaf.org/statistics/toplists/inout=o/age=n/season=2009/sex=W/all=n/legal=A/disc=4
X4/detail.html. Acesso em: 16 out. 2009.
Como são praticadas essas provas nas Paraolimpíadas?
Nas Paraolimpíadas participam atletas com deficiência física e visual. As provas
são organizadas segundo o grau de deficiência dos atletas, a partir de uma classificação
MASCULINO
Tempo:
9.58
19.19
44.06
1:42.01
3:29.47
13.04
47.91
37.31
1:20.32
2:57.86
8.74m
2.35m
17.73m
6.01m
22.16m
71.64m
91.28m
Tempo:
10.64
21.88
48.83
1:55.45
3:56.55
12.46
52.42
41.58
1:30.28
3:17.83
7.10m
2.08m
15.14m
5.06m
21.07m
66.21m
68.92m
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Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1
funcional. No atletismo são realizadas as provas de corridas, arremessos, lançamentos e
Que tipos de corridas fazem parte das provas combinadas (decatlo e heptatlo)?
Decatlo: corridas de 100m, 400m, 1 500m e 110m com barreira
Heptatlo: corridas de 200m, 800m e 100m com barreiras
Quais as principais características das provas quanto à solicitação das capacidades
físicas dos atletas?
Predominantemente:
Corridas de velocidade: velocidade
Corridas de longa distância: resistência
Corridas com barreiras: velocidade
Corridas com obstáculos: resistência
Corridas de revezamento: velocidade
Arremessos e lançamentos: força
Saltos: força/velocidade
Há diferenças entre as capacidades físicas nas provas de corridas com barreiras e
nas de corridas com obstáculos?
Sim. As corridas com barreiras são de curta distância (100m/110m, 200m e 400m) –
a capacidade física predominante necessária para estas provas é a velocidade. As
corridas com obstáculos são de 3000m, portanto de longa duração, e a capacidade
predominante necessária é a resistência.
GABARITO
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Educação Física – 7ª série/8º ano – Volume 1
Página 10
1. Alternativa c.
2. Alternativa e.
3. Alternativa b.
4. Alternativa a.
5. Alternativa b.
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TEMA:
LUTA – CARATÊ
Para começo de conversa
Página 12
1. Resposta pessoal.
(x) kihon.
(x) katas.
(x) kumite.
Página 13
Espera-se que os alunos consigam resgatar conhecimentos trabalhados em séries
anteriores ou que foram vivenciados por eles fora da escola (em clubes, academias ou
vistos e filmes, lidos em revistas etc.), para estabelecerem as relações solicitadas na
pesquisa.
Página 14
Espera-se que o aluno, a partir das aulas e das ilustrações apresentadas, exercite os
movimentos propostos, individualmente ou com algum colega.
Página 19
1. Sequência: (c); (e); (a); (b) e (d).
2. Alternativa b.
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TEMA:
ORGANISMO HUMANO, MOVIMENTO E SAÚDE –
CAPACIDADES FÍSICAS: APLICAÇÕES NO ATLETISMO E NA
LUTA
Para começo de conversa
Página 21
2. F
3. F
Página 22
Depende dos gestos escolhidos pelos alunos, utilize o exemplo como referência.
Página 22
Arremesso? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno
Capacidade? Velocidade e força.
Corrida? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno
Capacidade? Velocidade e resistência.
Golpe? Depende do conteúdo desenvolvido e da escolha do aluno
Capacidade? Força, flexibilidade e agilidade.
Página 24
1. Alternativa c.
2. Alternativa c.
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