Iai galera vc qui ta com aquela preguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiça ta aqui mina de ouro oooooooooooooo gabarito de PORTUGUÊS APOSTILA VOLUME 1 DA 7° SERIE A MOLEQUE
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
PRODUZINDO UM DIÁLOGO
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1.
a) A receita culinária, nome do gênero em questão, costuma ser utilizada em livros
para aprendizado culinário ou em livros de registro para que o usuário guarde as
receitas que possa querer usar no futuro.
b) A receita culinária também costuma ser dividida em duas partes: listagem de
ingredientes e instrução ou modo de fazer. A primeira parte destina-se a expor os
ingredientes necessários e sua quantidade para realização da receita. A segunda parte
explica o processo de elaboração da receita.
2.
a) É uma receita médica, geralmente entregue ao paciente por seu médico a fim de
orientá-lo quanto à medicação prescrita.
b) Os dois textos são prescritivos, indicam o que deve ser feito para se atingir um
dado objetivo.
3. São utilizados verbos: bata, acrescente, até obter, levar, cobrir (Texto 1); tomar
(Texto 2) com a finalidade de prescrever uma ação
4.
a) Há uma forma de prescrição própria do modo Imperativo, pois a moça vai
indicando o que o rapaz deve fazer.
b) Aqui, espera-se que os alunos circulem os usos no Imperativo dos verbos olhar
(olha), ouvir (ouve), dar (dá), falar (fala), parar (para), explicar (explica), para
verificação da aprendizagem do conceito. O professor deve retomar a explicação, se
necessário, e fazer outras atividades.
c) Sim. Observar a pertinência das respostas dos alunos. Destacamos o uso do
Imperativo na variedade coloquial, mas pode ser que o aluno destaque outros
aspectos pertinentes.
d) Não, visto que, como se trata de uma conversa íntima, estão na variedade
coloquial. A situação profissional exige o uso formal, mesmo sendo uma conversa.
e) Em uma conversa informal, o uso do imperativo coloquial é adequado ao
contexto.
f) Sim, pois é um documento em que o médico orienta, formalmente, o que um
paciente deve fazer. Como o uso de medicação envolve possíveis riscos, a linguagem
deve ser precisa.
5. Quando se solicita ao aluno que crie uma definição com suas palavras, o objetivo é
fazer com que ele desenvolva uma paráfrase, traduzindo de forma que lhe pareça
clara o conceito estudado. Neste caso, espera-se que o aluno escreva que esses textos
envolvem ordens, pedidos, prescrições ou súplicas. Todas essas ações exigem o uso
do Modo Imperativo.
6. Regras de jogos, artigos de leis, manuais, diálogo prescritivo, receitas, entre outras
possibilidades. Todo o texto que orienta alguém a fazer algo pode ser considerado
prescritivo.
Produção escrita
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2.
a) O aluno deve escolher uma forma de saudação adequada à situação
(relativamente informal).
b), c) e d) Os alunos devem indicar a quantidade e sabores que desejam.
e) Espera-se que o aluno, mesmo que em linguagem informal, diga que necessita
de um documento oficial para ser reembolsado.
f) A definir. Sugerimos que o aluno se informe em uma pizzaria ou outra fonte.
g) O aluno precisa fazer um cálculo aproximado para construir uma resposta
verossímil com a situação dada.
h) O aluno deve escolher uma forma de saudação adequada à situação
(relativamente informal).
i) A princípio, mesmo em linguagem informal, o aluno deverá responder Modo
Imperativo, em sua variedade menos formal. Caso o aluno use outro modo, o
professor deve avaliar a pertinência da escolha.
2
Página 7
Para dar coerência ao texto, o aluno deve pesquisar algumas informações. Com base
nelas e no esquema feito na atividade, deverá redigir o diálogo.
Estudo da língua
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1.
a)
Estudei (1) muito para a prova! Acho (2) que vou arrasar (3).
Não sei (4) não...
Ah, sabia (5)! Acertei (6) sobre aquele assunto de células...
E agora? O que eu vou fazer (7)?
Cara, eu sabia (8) tudo, acho (9) que fui super bem!
Pois eu fui (10) muito mal...
b) São o centro das informações. Sem os verbos, temos uma compreensão parcial
de toda a situação.
c) Aqui é preciso levar em conta todas as possibilidades dadas pelos alunos e
observar a pertinência. Abaixo segue sugestão de preenchimento.
(1) Ação
(2) Ação
(3) Ação
(4) Ação
(5) Ação
(6) Ação
(7) Ação
(8) Ação
(9) Ação
(10) Estado
d) Espera-se que o aluno localize um dos tempos e consiga exemplificá-lo. Pode ser
compreendido como uma atividade de retomada de séries anteriores, mas, se
necessário, reapresente os tempos verbais do Modo Indicativo.
e) Depende. O professor deve destacar que, pelo contexto, é possível compreender
muita coisa. Além disso, dependendo da pessoa gramatical que praticou a ação, o
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verbo trará essa marca em um de seus sufixos. É preciso destacar ainda que essa
marca de concordância não aparece em muitas variedades linguisicas.
f)
São verbos. Provavelmente será necessário que você recapitule e até mesmo
amplie os conceitos de sujeito e de verbo.
2.
Quando se solicita ao aluno que crie uma definição com suas palavras, o objetivo é
fazer com que ele desenvolva uma paráfrase, traduzindo de forma que lhe pareça clara o
conceito estudado. Espera-se que os alunos escrevam uma definição aproximada
daquelas trazidas pelas gramáticas.
Nessa retomada da 7a série, espera-se que o aluno já tenha interiorizado esses
conceitos e seja capaz de explicá-los com suas palavras. Caso isso não ocorra, faça
novas explicações e solicite aos alunos que a parafraseiem. Consideramos essa
metodologia adequada ao aprendizado, pois, para redigir uma definição, o aluno precisa
compreendê-la de alguma forma. Assim, em algum momento, mesmo que depois você
passe uma definição para cópia, é importante haver um espaço para que os alunos
escrevam o que compreendem do conceito.
3.
a) O verbo indica o tipo de ação praticada pelo sujeito e o modo como ele a realiza.
b) O verbo pode indicar a ação, o tempo e o estado (intenção) de uma sentença.
Essas indicações se relacionam com o sujeito e eventuais objetos de uma sentença.
4. Quando se solicita ao aluno que crie uma definição com suas palavras, o objetivo é
fazer com que ele desenvolva uma paráfrase, traduzindo de forma que lhe pareça
claro o conceito estudado. Essa também é uma excelente forma de o professor
perceber como está sendo a compreensão dos alunos, para que possa fazer as
intervenções necessárias.
5. Professor, espera-se que os alunos respondam que o modo dos verbos apresentados
na receita médica e na receita culinária é o Imperativo já que ambos os textos são
prescritivos.
Sugerimos que para o desenvolvimento da atividade em sala de aula você reforce
com os alunos que ambos os textos empregam verbos destinados a orientar alguém a
fazer algo.
6. Os dois estão, de alguma forma, orientando seus leitores.
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7. Aqui, são inúmeras as possibilidades de resposta. A seguir, algumas sugestões de
itens a destacar nesta questão, de acordo com o que foi orientado nas atividades
anteriores.
•
O Modo Imperativo é a forma mais comum de apresentação dos verbos nesse
contexto.
•
Podemos expressar ordens ou pedidos em outras formas verbais.
•
O Modo Imperativo pode expressar desde uma ordem até um pedido bastante
gentil.
•
Diferentes gêneros textuais podem ter como objetivo levar alguém a fazer algo.
8, 9 e 10. Quando se solicita ao aluno que crie uma definição com suas palavras, o
objetivo é fazer com que ele desenvolva uma paráfrase, traduzindo de forma que lhe
pareça claro o conceito estudado. Essa também é uma excelente forma de o professor
perceber como está sendo a compreensão dos alunos, para que possa fazer as
intervenções necessárias.
11.
a) A diferença está na variedade utilizada. A primeira é a coloquial e a segunda, do
ponto de vista do emprego do modo verbal Imperativo, é a padrão.
b) A primeira.
Faça a observação, solicitando aos alunos que construam, oralmente, orações
imperativas e possam perceber o uso da variedade coloquial.
c) A forma coloquial, pois indica uma adequação dos interlocutores à situação de
comunicação.
Assim, o professor constrói a ideia de que não há uso “errado”, mas adequado ou não
à situação.
d) Devemos usar a norma padrão, pois indica uma adequação dos interlocutores à
situação de comunicação.
Assim, o professor constrói a ideia de que não há uso “errado”, mas adequado ou não
à situação.
5
Oralidade
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1. Destacamos os principais tópicos, já apresentados no Caderno do Professor. Se na
discussão os alunos não chegarem a todos, você pode estimulá-los a levar em conta
os aspectos que não foram considerados.
•
Nesse tipo de texto, há regulação mútua de comportamentos.
•
Um texto prescritivo indica o que uma pessoa deve fazer se quer chegar a um
dado resultado. Atrás desse discurso parece haver alguém que conhece uma dada
realidade e sabe como um sujeito deve se conduzir se quiser atingir o mesmo
resultado.
•
A prescrição em um texto não se dá apenas com elementos verbais; há outros
componentes nos textos que incentivam o espectador a ter certo comportamento.
2.
a) Cada texto deve ter um objetivo específico, mas, de forma geral, o anúncio
televisivo apresenta um produto ou serviço e a letra de música é objeto de fruição. O
professor pode discutir o objetivo específico de cada texto e insistir na comprovação
que deve ser feita por parte do aluno.
b) É importante que o aluno perceba que as imagens e os sons contribuem para a
formação do sentido e, portanto, estão atreladas aos objetivos do texto.
c) É importante destacar que as escolhas não são casuais, mas portadoras de um
sentido preestabelecido.
3. Esperamos que a resposta seja afirmativa, pois implica que o aluno tenha
compreendido que a maneira como falamos carrega também intenções, manifestas de
forma não-verbal: tom da voz, expressão do olhar, gestos etc.
4. Espera-se que o aluno responda que a entoação é uma forma de linguagem, associada
ao verbal, mas com carga própria de sentido.
Páginas 14 - 15
1.
a) O objetivo é fazer com que os alunos criem o hábito de anotar as fontes de onde
retiram informações, habilidade fundamental na sociedade letrada.
b) Esperamos que seja um gênero dentro da tipologia injuntiva.
c) O aluno deve levar a tipologia injuntiva em conta na resposta, destacando suas
características.
d) É importante que o aluno perceba que as imagens contribuem para a formação
do sentido e, portanto, estão atreladas aos objetivos do autor.
e) O aluno deve destacar aqui uma ou mais características prescritivas, presentes
nos dois textos.
2.
a) Cada texto deve ter um objetivo específico, mas, de forma geral, o anúncio
televisivo deve apresentar um produto ou serviço. O professor pode discutir o
objetivo específico de cada texto e deve insistir na comprovação que deve ser feita
por parte do aluno.
b) É importante que o aluno perceba que as imagens contribuem para a formação
do sentido e, portanto, estão atreladas aos objetivos do texto.
c) É preciso destacar que a escolha verbal de um anúncio publicitário tem por
objetivo contribuir para despertar o desejo no consumidor de comprar o produto ou
adquirir o serviço, de forma mais ou menos explícita.
d) O professor deve escolher um anúncio com usos do Modo Imperativo e o aluno
precisará refletir sobre essa escolha.
e) Resposta pessoal de acordo com o anúncio escolhido.
f)
Resposta pessoal de acordo com o anúncio escolhido.
3. O professor deve indicar os exercícios sobre Modo Imperativo, do livro didático ou
de outra fonte, que julgar necessários para complementação do estudo.
OBS:cuidado com a mãe si ela pega você pegando as resposta xxxxxxxxxxxxxxxxxxxiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tu ta morto. semana qui vem tem mais.
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