iai pessoal ai ooooooooooooooooooooooo GABARITO DE MMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAATEMATICA volume 1
GABARITO
Caderno do Aluno de Matemática – 7ª série/8º ano – Volume 1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
OS RACIONAIS COMO MOSTRUÁRIO DAS FRAÇÕES
Páginas 5 - 6
1.
a) As classes de equivalência seriam: o conjunto dos triângulos, o conjunto
dos quadriláteros, o conjunto dos pentágonos, o conjunto dos hexágonos, etc.
b) O mostruário seria o conjunto dos tipos de polígonos: {triângulos, quadriláteros,
pentágonos, hexágonos, etc.} ou
2.
a) As classes de equivalência seriam: {1, –1}, {2, –2}, {3, –3}, {4, – 4}, {5, –5}, e
assim por diante.
b) O mostruário seria o conjunto das distâncias possíveis de um inteiro na reta até a
origem, ou seja, seria o conjunto {1, 2, 3, 4, 5, ...}. Em outras palavras, estamos
escrevendo o conjunto do módulo dos números inteiros.
3.
a) As classes de equivalência seriam formadas por frações cuja soma do numerador
com o denominador é constante, começando pelo menor valor possível, que é 2,
depois 3, 4, e assim por diante:
2
Soma igual a 2
Soma igual a 3
Soma igual a 4
Soma igual a 5
1
, ou seja, 1
1
1 2
,
2 1
1 2 3
, ,
3 2 1
1 2 3 4
, , ,
4 3 2 1
...
...
Soma igual a
13
... e assim por diante.
1 2 3 5 6 7 8 9 10 11 12
, , , , , , , , , ,
12 11 10 8 7 6 5 4 3 2 1
Assim sendo, podemos representar as classes de equivalência através do seguinte
conjunto:
3
Outra forma de responder à pergunta seria a construção da seguinte tabela:
b) O mostruário seria o conjunto dos valores possíveis para a soma numerador +
denominador: {2, 3, 4, 5, 6, ..., 13, 14, ...}.
A localização dos números racionais na reta
Páginas 6 - 8
4.
5.
a) 16
b) – 6
c) não existe
d) 5
e) infinitos
f)
infinitos
4
6. Alguns exemplos de resposta são:
1 3 5
2 4 4 5
2
2 8
a)
5 9
4 4 9
2
2 8
1
b)
c) 0,881 ou 0,882 ou ainda 0,888
d) 1,0100100010000112 ou 1,0100100010000119
Página 8
1.
Algumas soluções possíveis são:
9 19 17
,
,
.
80 160 160
2. Nos dois intervalos há uma infinidade de números racionais. É isso que caracteriza
um conjunto denso.
3. Alguns exemplos podem ser referentes às medidas de temperatura, de massa, de
volume, de comprimento, etc.
5
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
AS DÍZIMAS PERIÓDICAS SÃO PREVISÍVEIS...
Desafio!
Página 10
Páginas 11 - 12
1. É possível constatar que frações irredutíveis em que o denominador é formado
apenas por fatores primos 2, 5 ou 2 e 5 geram decimais exatos quando o numerador é
dividido pelo denominador.
Para que se possa generalizar alguma conclusão obtida baseando-se na tabela, é
conveniente que sejam consideradas frações com numerador e denominador maiores
que 9, como
27
124
ou
.
160
125
6
2. Quando for possível simplificar os termos da fração, eliminando o fator 3 do
denominador, como em
9 3
= 1,5 .
6 2
3. Sim. Os dados observados na tabela indicam que os denominadores 3 geram dízimas
periódicas, quando o numerador não é múltiplo de 3.
4. 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23 e 29.
5. Analisando os valores desse conjunto com os dados da tabela, observa-se que,
excetuando-se os fatores 2 e 5, todos os outros gerarão uma dízima periódica. Dessa
forma podemos concluir que, se o denominador tiver um fator diferente desses dois,
a fração irredutível gerará uma dízima.
6. Nesse caso, o aluno deve escrever frações irredutíveis, cujo denominador não seja
múltiplo de 2 ou de 5.
valeu por asseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeessaaaaaaaaaaaaaaaar o meu site mas cuidado a
legal gostei
ResponderExcluirObgd por ajudar fui super bem na materia
ResponderExcluirisso é a resposta?
ResponderExcluir