sexta-feira, 12 de abril de 2013

GEOGRAFIA DA PAGINA 3 A 13 VOLUME 1

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Gabarito – Caderno do Aluno

Geografia

6a série/7o ano – Volume 1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

FRONTEIRAS DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Páginas 3-5

1. Sugerimos que você inicie esta atividade orientando os alunos na identificação do
Estado de São Paulo no mapa do Brasil e do respectivo município de residência dos
alunos dentro do Estado. Uma vez localizado o município, por meio dessa atividade
introdutória, os alunos terão oportunidade de exercitar a capacidade de leitura
cartográfica, buscando extrair algumas informações, como as relações de vizinhança,
de extensão e de contiguidade.


a) Nesta questão, os alunos deverão apenas extrair informações diretas do mapa, ao
identificar as unidades da federação brasileira. Resposta correta: O Distrito Federal e
os Estados (Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Rondônia, Pará, Tocantins,
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe,
Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,
São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

b) Espera-se que os alunos concluam que os Estados brasileiros são divididos em
municípios. No caso do Estado de São Paulo, observa-se a ocorrência de 645 dessas
unidades, das quais os alunos deverão escolher três exemplos.

Página 5

Essas questões visam ao reforço do que foi estudado em sala de aula. Os alunos
deverão proceder à leitura do mapa político do Estado de São Paulo, identificando o
município de residência e sua relação de vizinhança com outros municípios e unidades
da federação.


Nesta atividade, os alunos precisam localizar elementos importantes de seus
municípios e apresentá-los na forma de texto. É importante que você enfatize a intenção
do texto: apresentar o município para uma pessoa que não conhece a região.

Página 7

1. As cidades de São Paulo, São Vicente, Rio de Janeiro; os rios Tietê, Grande e
Paraná; a Serra de Paranapiacaba, a Serra de Botucatu e a Ilha de São Sebastião.

2. Resposta aberta, dependendo da localização de cada município. Espera-se que os
alunos apliquem seus conhecimentos do mapa político do Brasil e do Estado de São
Paulo, já utilizados em atividades anteriores, para poderem analisar o documento
cartográfico. A linha do litoral e as margens dos principais rios que percorrem o
Estado podem servir de referências geográficas para facilitar a localização das
informações.


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

FRONTEIRAS PERMEÁVEIS

Páginas 9-10

1. Chile e Equador. No caso do Chile, historicamente a zona de contato por terra com o
Brasil se estabeleceu através da Argentina, tendo a cidade de Mendoza como ponto
de apoio para a travessia da Cordilheira dos Andes. Ao observar o mapa, os alunos
também poderão traçar um caminho pela Bolívia. Para chegar ao Equador, o acesso é
possível tanto pelo Peru quanto pela Colômbia.

2. Bolívia. Sim, é uma fronteira permeável, com inúmeras interações. No sentido do Sul
para o Norte, observam-se grandes cidades, como Corumbá, Cáceres, Vilhena e Rio
Branco, localizadas na faixa de fronteira. Há uma rodovia que liga Corumbá a Santa
Cruz de la Sierra. Mais ao norte podem ser observadas várias cidades gêmeas, como
Brasileia (Acre) e Guajará-Mirim (Rondônia).

3. Paraná, pois esse Estado possui inúmeras cidades na zona de fronteira e um intenso
comércio com os países vizinhos, com destaque para a região de Foz do Iguaçu,
responsável por um grande volume de comércio entre os três países. Os alunos
podem citar ainda o Estado do Rio Grande do Sul, que é vizinho da Argentina e do
Uruguai e também possui importantes cidades na zona de fronteira que realizam
trocas comerciais.

Leitura e Análise de Imagem e Esquema

Páginas 11-13


a) Do Brasil para a Bolívia vão gêneros alimentícios, calçados, confecções e
eletroeletrônicos. Da Bolívia para o Brasil vemos borracha, pupunha, madeira,
castanha e gabo bovino.


6a série/7o ano – Volume 1

b) Por via terrestre, Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre) comercializam,
principalmente, combustível e gêneros alimentícios. Por via fluvial, Manaus
(Amazonas), que comercializa soja, madeira e eletroeletrônicos.

2.

a) De Tabatinga para Leticia comercializam-se produtos alimentícios, material de
construção, refratários, gás e peixes ornamentais. De Letícia, os brasileiros compram
gasolina, cigarros, motos, autopeças, joias, eletroeletrônicos, roupas e verduras.

b) Bogotá.

c) Por meio do transporte marítimo, produtos industrializados da China e dos Estados
Unidos são desembarcados no porto de Manaus. De lá, essas mercadorias seguem
por via fluvial diretamente para Leticia e, também, para Tabatinga, de onde são
distribuídas para o interior da Colômbia e do Peru.

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